Ações marcam passagem do Dia do Autismo
Para marcar a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado em 2 de abril, o município de Guabiruba realizou, por meio do Atendimento Especializado (AE), atividades envolvendo as escolas e pais de alunos no projeto Meu Filho tem Autismo. Durante esta terça-feira (2), funcionários do AE também estiveram vestidos de azul, cor que simboliza o transtorno de desenvolvimento. Uma luz azul ficará acesa na sede do AE durante o mês de abril.
A campanha tem ainda cartazes sobre o transtorno distribuídos nas escolas e em repartições públicas municipais. “Nosso principal objetivo é minimizar o preconceito”, explica uma das psicólogas do AE, Lucimara Pavesi. Ela lembra que as escolas municipais também fizeram atividades sobre o assunto durante o 2 de abril, sendo que cada uma ficou livre para trabalhar o tema da maneira que considerar mais proveitoso.
Uma das ações que vai além deste mês é o projeto Meu Filho tem Autismo, que reuniu dez pais no primeiro encontro, ocorrido na quinta-feira (28) e terá reuniões mensais. “O objetivo é auxiliar as famílias com informações relevantes sobre o desenvolvimento destas crianças, adolescentes e adultos, proporcionando a possibilidade de terem o acesso à informação de forma mais clara”, afirma Lucimara.
A avaliação do primeiro encontro é positiva, segundo Rafela de Novais, também psicóloga do AE. “Ficamos surpresos com o envolvimento dos pais. Pensamos que eles poderiam ficar mais calados por ser o primeiro encontro, mas trocaram experiências, conhecimento, ficaram à vontade”, comemora Rafaela, reforçando que com as orientações e troca de experiências, estas famílias terão mais segurança e mais autonomia para oferecer o melhor cuidado diário aos filhos, possibilitando uma melhora na qualidade de vida familiar.